Dor na garganta é um sintoma muito freqüente. Ela pode estar acompanhada de sintomas de resfriado comum, coriza, obstrução nasal, ou associadas à febre, dor no corpo e mal estar. Os casos mais leves, acompanhadas somente de sintomas nasais, ou até com febre baixa , geralmente melhoram espontaneamente ou com uso de medicações sintomáticas. Nos casos mais graves, com dor intensa, perda do apetite, febre alta e mal estar geral, deve-se procurar um médico.

Os quadros mais graves são, geralmente, causados por amigdalites  agudas. Essa infecção pode acometer uma ou as duas amígdalas com inchaço das mesmas vermelhidão a às vezes pus. Quando há pus recobrindo as amígdalas é um sinal de infecção bacteriana e são prescritos antibióticos para controle do quadro. Nas amigdalites virais, geralmente não há pus, mas pode ter uma secreção ou até mesmo placas esbranquiçadas parecidas com pus nas amígdalas. Nesses casos, usamos somente antitérmicos e analgésicos para melhora do quadro.

Algumas pessoas apresentam amigdalites bacterianas com muita freqüência e acabam usando antibiótico várias vezes ao ano, além de perderem muitos dias de trabalho ou escola devido às infecções. Nestes casos indicamos uma cirurgia para remoção das amígdalas para que não haja mais infecção. Após a cirurgia não haverá mais amigdalites, mas ainda pode haver dor de garganta por faringites, que são quadros mais brandos e raramente requerem uso de antibióticos.

Faringite também é outra causa de dor de garganta. Usualmente são quadros mais leves que as amigdalites, associadas a resfriados ou rinites. Poucos casos evoluem para infecção bacteriana e precisam de antibiótico.