A rouquidão ou disfonia é a alteração da qualidade da voz. A voz é produzida na laringe, estrutura onde ficam as pregas vocais (ou cordas vocais), que atuam na emissão da voz.

A rouquidão tem diversas causas e pode ser aguda ou crônica, dependendo da duração dos sintomas.

As causas de rouquidão aguda mais frequentes são:

• viroses: a rouquidão é causada por laringite aguda e, geralmente, está associada a um quadro de resfriado ou gripe;
  • abuso agudo da voz: rouquidão se inicia após um grito forte.

Entre as causas de rouquidão crônica podemos citar:

• tabagismo
  • laringite crônica: uma das causas mais frequentes de rouquidão é a laringite crônica causada pela doença do refluxo gastro-esofágico ou refluxo faringo-laríngeo. Além da rouquidão podem aparecer outros sintomas como tosse seca crônica, pigarro, dor de garganta, globus faríngeo (sensação de “bola na garganta”), gosto amargo na boca, queimação no estômago. Trata-se de uma doença do aparelho digestivo em que ocorre o refluxo da secreção ácida do estômago podendo causar sintomas no esôfago e na laringe.
  • lesões benignas das pregas vocais: pólipos, nódulos (lesões que surgem nas pregas vocais devido ao uso incorreto da voz, cantar ou falar de forma errada, hábito de gritar muito), cistos e sulcos, que podem já estar presentes ao nascimento e os sintomas podem aparecer em qualquer momento da vida.
  • paralisia de prega vocal: aparecem como conseqüencia de alguma doença sistêmica ou sequela cirúrgica.
  • câncer de laringe: uma causa importante de rouquidão e deve ser diagnosticado o mais precoce possível para que o tratamento seja instituído no início da doença, com maiores chances de cura. Os principais fatores de risco são o tabagismo (cigarro) e o etilismo (bebida alcoólica), e outros sintomas que podem ocorrer são: dor para engolir, falta de ar, engasgos e perda de peso.

Vimos portanto que a rouquidão é, na verdade, um sintoma que pode fazer parte de uma série de doenças. A avaliação do otorrinolaringologista e o exame da laringe através da laringoscopia (exame realizado com aparelho de fibra óptica) são fundamentais em todos os casos de rouquidão para que sejam feitos o diagnóstico e o tratamento corretos. Alguns casos serão tratados com medicamentos, outros com fonoterapia e, em casos específicos, pode ser indicado o tratamento cirúrgico.