O septo nasal é uma estrutura formada por cartilagem e osso, recoberta por mucosa, que divide o nariz em duas cavidades. Dizemos que existe desvio do septo nasal quando alguma irregularidade nessa estrutura está obstruindo a cavidade nasal, dificultando a respiração.

Os desvios do septo nasal podem ocorrer durante o parto, durante o crescimento da face e após traumas com fratura do nariz. Muitas pessoas têm desvios que não provocam sintomas e não trazem nenhum prejuízo ao indivíduo, não necessitando de tratamento. Em alguns casos o desvio pode causar obstrução nasal importante, diminuindo a qualidade de vida e, às vezes, podem obstruir a drenagem normal dos seios da face causando sinusite crônica. Nesses casos torna-se importante tratar o desvio do septo nasal. Em pessoas que sofrem de rinite alérgica, a presença do desvio do septo nasal junto com a hipertrofia das conchas nasais inferiores provocada pela rinite, tornam os sintomas de obstrução nasal mais intensos e dificultam o controle da rinite.

Nos indivíduos que se queixam de obstrução nasal, o otorrinolaringologista vai fazer um exame minucioso do nariz, às vezes utilizando também um equipamento de fibra óptica (nasofibrolaringoscopia) para diagnosticar o desvio do septo nasal e outras possíveis alterações na cavidade nasal. Em alguns casos o médico pode solicitar uma tomografia computadorizada do nariz e seios da face para auxiliar no diagnóstico e na programação do tratamento.

O tratamento do desvio do septo nasal é cirúrgico, com ressecção da porção cartilaginosa e/ou óssea que está desviada.