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O desenvolvimento da linguagem/fala em crianças é muito variável. Alguns bebês já começam a falar “mamama”, “papapa” já antes de completar 1 ano de idade e, a partir daí já surgem as palavras. Mas algumas crianças só vão falar suas primeiras palavras ao redor de 2 anos de idade. A estimulação da família e cuidadores é muito importante nessa fase. Os adultos devem falar com a criança, de preferência, de frente para ela e devagar. Cantar músicas com elas e usar as mesmas palavras com frequência também ajuda no desenvolvimento da fala, pois as crianças imitam os adultos falando, nessa fase. Abaixo é descrito o que é esperado para cada faixa etária, lembrando que o desenvolvimento da fala e linguagem é variável de criança para criança.

  • 0 a 2 meses: o bebê usa o choro para atingir suas necessidades básicas e se comunicar. Sorrisos são apenas reflexos.
  • 2 a 4 meses: aparecem os gritos e vocalizações, passa a sorrir ao interagir com pessoas e a ficar atenta aos sons emitidos ao seu redor.
  • 4 a 6 meses: brinca com a voz, começa a balbuciar com entonações e intensidades variadas. Movimenta a cabeça para localizar os sons.
  • 6 a 8 meses: pronuncia as vogais e consoantes sequenciais, mas sem qualquer sentido. A capacidade de localizar os sons e atender ao chamado pelo seu nome está mais desenvolvida.
  • 8 a 12 meses: atende comandos simples e aparece o “não” com a cabeça e “tchau” com a mão. Também começa a associar sílabas, como “papa” e “mama”. Consegue localizar os sons que vêm de baixo e dos lados.
  • 12 a 18 meses: começa a falar palavras com algum significado. Consegue localizar os sons que vêm de cima.
  • 18 meses aos 2 anos: tem vocabulário com cerca de 50 palavras e consegue manter um pequeno diálogo.
  • 2 a 3 anos: o vocabulário já é de 200 a 400 palavras. Elabora pequenas histórias. Consegue identificar os sons vindos de todos os lados.
  • 3 a 4 anos: vocabulário extenso, forma frases mais longas no passado, presente ou futuro. Os diálogos e as histórias são mais detalhados. Ainda é possível certa dificuldade na fala, mas a comunicação é de fácil compreensão.
  • 4 a 5 anos: a criança deve ser capaz de pronunciar, de forma adequada, todos os fonemas. Os diálogos e as histórias são contados com detalhes, com noção de tempo e espaço.

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