11 3288 9801 | 11 3284 8968 | 11 94455 3999
Rua Itapeva 500, 10º Andar, Cj. D, São Paulo

Sangramento nasal, também chamado de epistaxe, é a perda de sangue pelo nariz. As causas mais comuns são crises alérgicas (rinite), as infecções virais ou bacterianas (sinusites),  os traumatismos com o dedo ou lenços de papel, climas muito secos, alguns medicamentos tópicos nasais, uso de drogas como a cocaína, fragilidade dos vasos sanguíneos, picos de hipertensão arterial (Pressão Alta) e doenças da coagulação sanguínea.

Na grande maioria das vezes, os sangramentos são autolimitados ou relativamente fáceis de serem controlados pelo médico especialista. Para controlar o sangramento enquanto não chega ao otorrinolaringologista, deve-se comprimir o nariz com auxilio de um lenço de pano ou toalha, respirar pela boca e aguardar cerca de 10 minutos. Mantenha a cabeça ereta, evitando colocá-la para trás ou para frente. Não introduza nada no interior do nariz (algodão, cotonetes, pinças, papel higiênico etc). Procure ficar num ambiente fresco e não ficar no sol. As compressas geladas na face também ajudam a parar o sangramento.

O médico vai examinar o nariz e procurar identificar o local e a causa do sangramento. Casos mais leves podem necessitar de cauterização do vaso sangrante e casos mais graves podem precisar de tamponamento, internação hospitalar e até tratamento cirúrgico.

Copywriting © 2019 Clínica Stefanini. Todos os direitos reservados.